Início Dicas Como economizar e reduzir o consumo de dados 3G/4G no iOS

Como economizar e reduzir o consumo de dados 3G/4G no iOS

11 minuto(s) de leitura
0
0
Dicas de como economizar o consumo de dados 3G/4G no iOS | TechApple.com.br

Quem usa 3G/4G no iPhone ou iPad sabe o quão rápido acaba o nosso pacotes de dados com a quantidade de funções que usamos diariamente nos apps de rede sociais, mapas, vídeos, entre outras inúmeras coisas. O que você não sabe é que existem algumas configurações dentro dos ajustes que pode estar consumindo seu pacote de dados sem você saber e, felizmente, você pode economizar o consumo de dados desativando o uso dessas configurações que você não utiliza enquanto está no 3G.

Abaixo vamos disponibilizar algumas dicas super importantes que vai te ajudar consideravelmente na economia de dados celulares do seu iPhone.

1. Quem consome mais

Nos ajustes do iPhone existe uma função importantíssima, ela permite que você descubra qual função do seu iPhone ou iPad está consumindo mais seu pacote de dados. Como você pode ver, no meu caso, as minhas “Notificações Push” está consumindo meu 3G um pouco demais. Mas Matheus o que isso significa? Significa que eu devo desativar as notificações de alguns aplicativos para que meu consumo de dados possa durar mais.

Para você descobrir o que está sugando o seu pacote vá em Ajustes ⇒ Celular ⇒ Serviços do Sistema.

2. Desative alguns apps

Indo em Ajustes ⇒ Celular ⇒ e descer a tela você pode verificar também quais aplicativos estão consumindo mais o seu pacote de dados. É recomendável que você desative os uso de alguns aplicativos que você não usa durante o 3G como o Bolsas, Amigos, App Store, FaceTime, Wallet, iTunes Store, Youtube, Deezer, Spotify, Netflix, Dropbox, Google Drive, Globo Play, e outros que você desejar. Isso reduz consideravelmente o consumo de dados do seu pacote fazendo com ele dure mais.

3. Cuidado com as Redes Sociais

Se você tem um pacote de dados com poucos GBs assistir, postar ou baixar vídeos e imagens vai, provavelmente, torrar toda sua franquia de dados em pouco tempo. Os vídeos e imagens em HD são capazes levar sua franquia inteira pro espaço, evite-os o máximo possível.

Facebook

 A rede social do zuckerberg no iOS possui a função de reprodução automática de vídeos, ou seja, mesmo que você não queira assistir um vídeo ele vai carregar automaticamente, jogando seu pacote de dados no ralo.Basicamente, está função serve para ferrar com seus dados 3G. Olha só como desativa esta função:

Toque na guia “Mais” ⇒ “Configurações” ⇒ “Configurações da Conta” ⇒ “Vídeos e fotos” ⇒ “Configurações de Vídeo” ⇒ “Reprodução Automática” e selecione “Apenas em Conexões Wi-Fi” Ou “Nunca reproduzir vídeos automaticamente”. 

Dicas de como economizar o consumo de dados 3G/4G no iOS | TechApple.com.br

WhatsApp

Se você possui muitos grupos no seu WhatsApp deve receber uma enxurrada de imagens e vídeos todos os dias comendo seu pacote. Nas configurações do WhatsApp é possível você limitar se uma imagem, vídeos ou documento deve ser baixado automaticamente ou não, o que faz com que você economize seus dados ainda mais. Veja como dentro do WhatsApp em Ajustes ⇒ Uso de Dados e Armazenamento.

Dicas de como economizar o consumo de dados 3G/4G no iOS | TechApple.com.br

Instagram

No Instagram você pode  ativar a opção de economizar dados indo no seu perfil ⇒ procure pela “engrenagem de configurações” no canto superior direito ⇒ “Uso de dados de Celular” ⇒ “Usar menos dados”.

Dicas de como economizar o consumo de dados 3G/4G no iOS | TechApple.com.br

Snapchat

No Snap você pode  ativar a opção de economizar dados procurando  pela “engrenagem de configurações” no canto superior direito ⇒ Gerenciar ⇒ ative o “Modo Viagem”

Dicas de como economizar o consumo de dados 3G/4G no iOS | TechApple.com.br

4. Use o Google Chrome como navegador

O Google Chorme por padrão possui o recurso de Economia de dados, é possível diminuir o tempo de carregamento de páginas da Web mais rapidamente em conexões lentas, reduzindo a quantidade de dados que o Chrome usa.

Quando você usa o navegador, a maior parte do tráfego da Web passa por servidores do Google antes do download no dispositivo. Menos dados são transferidos para o dispositivo, pois os servidores do Google os compacta. A economia é mínima, mas no fim das contas pode dar uma boa diferença.

  Chrome

  • 98 MB |  Grátis
  • Idioma: Português
  • Requer iOS 9.0 ou posterior.

5. Downloads automáticos

A opção “Transferências Automáticas” será o maior assassino do seu plano de dados, se ativado. No aplicativo Ajustes, vá em “iTunes e App Store” e verifique se a opção “Usar dados de Celular” está desativada.

Isso significa que você não poderá fazer o download de novos aplicativos ou atualizá-los automaticamente quando estiver em usando o 3G/4G.

6. Atualização em 2º Plano

Este recurso permite que seus aplicativos favoritos sejam atualizados instantaneamente. O problema é que, com aplicativos como o Facebook, eles podem manter a atualização de vez em quando, em segundo plano, baixando novas atualizações. Atualizações que você não está visualizando.

Então vá para “Ajustes” ⇒ “Geral” ⇒ “Atualização em 2º Plano” e desligue-o  aplicativos como Facebook, Instagram, Twitter e muito mais. Bônus: Você vai acabar salvando a vida da bateria também.

7. Assistente Wi-Fi

Quando ele saiu, soou como uma ótima idéia. Até que começou literalmente comendo todos os dados dos planos. Em teoria, o Assistente Wi-Fi é um “auxiliar” quando o Wi-Fi está fraco ou perde a conexão ele altera automaticamente para os Dados Celulares.

Mas ainda assim, é melhor desativar esse recurso indo para “Celular”  “Assistente Wi-Fi”. Pois ele pode usar seus dados mesmo que você não esteja percebendo.

8. Mail

O aplicativo nativo de e-mail, por padrão, é configurado para baixar constantemente emails do servidor, para que você seja logo avisado assim que chega e-mail novo. A Apple considera bastante esse recurso para que você não perca nenhuma notificação importante, mas, se você não dá muita importância para isso pode altera o tempo atualização a cada 15min, 30min ou manualmente. Consequentemente reduzindo o consumo no seu pacote.

Para alterar o tempo vá em: Ajustes ⇒ Contas ⇒ Obter Novos Dados 

Dicas de como economizar o consumo de dados 3G/4G no iOS | TechApple.com.br

Enfim, essas são algumas dicas que vão lhe ajudar a economizar consideravelmente seu pacote de dados 3G/4G.

Leia também: Dicas de como economizar e aumentar o desempenho da bateria no iPhone e  iPad. Outros artigos como esse você pode ver na categoria Dicas.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais em Dicas